domingo, 4 de março de 2012

Verdadeiro e Louco Amor


Dois jogadores .Para alguns craques. Para duas torcidas ídolos. Além de jogadores pode se discutir muito o que Alessandro Del Piero e Franchesco Totti representam, mas em outro aspecto a importância desses 2 campeões mundiais é indiscutível.

No Brasil Rogério Ceni e Marcos são exemplos aclamados de longevidade em um clube, fato representado pelos 2 italianos ,e extremamente comum no país europeu ,com ressalva a Paolo Maldini .Já no Brasil os 2 goleiros são exceções e isso não deve mudar com o cenário atual ,onde como diria o zagueiro Lúcio ,o nome escrito nas costas vale mais que o escudo na frente da camisa. Casos como o de Neymar e Lucas que permaneceram no futebol nacional, após investidas estrangeiras são extremamente raros.

Aos que torcem por uma maior valorização do clube por parte dos jogadores, o caso de Lucas não deve ser usado como parâmetro ,já que o jogador ganhou o apelido de Marcelinho enquanto atuava na base do Corinthians ,o hoje Lucas jogador do São Paulo teria saído do Parque São Jorge pelo fato do tricolor ter pago em torno de 300 mil reais ao jogador.

Neymar pode e deve ser citado como um exemplo de jogador que ao menos se dedicou ao clube, ao contrario de seu companheiro Ganso ,que provavelmente se não pelas lesões já estaria atuando em alguma equipe europeia .Neymar manifestou interesse em ficar no Santos e após audaciosa e inédita ação de Luís Alvaro de Oliveira e um grupo de empresários ,Neymar prorrogou seu contrato junto ao Santos até 2014 ,após a Copa no Brasil.

Lucas e Ganso pelo que tudo indica ainda serão modelos . No próprio Santos o jogador Jean Chera sem sequer fazer um jogo como profissional foi para a Itália jogar no Genoa ,após menos de um ano no clube ,Jean foi apresentado pelo Flamengo ,onde deve ficar até a próxima oportunidade de ganhar dinheiro em algum lugar do mundo. Fato que deve ser encarado literalmente, já que para receber a mais jogadores enfrentam invernos no Leste europeu ,um calor insuportável no Oriente Médio e campeonatos de nível técnico que beiram o ridículo. Tudo pelo seu “pé de meia”.

Pé que nem no Brasil pode ser encarado como problema, embora poucos recebam como Neymar e Ronaldinho, cifras em torno dos milhões de reais ,dinheiro não é problema por aqui. Deivid jogador altamente contestado recebe em torno de 400 mil reais mensais ,por favor uma conta rápida: em quanto tempo você recebe isso?

Com o atual salário Juninho Pernambucano também demoraria muito tempo, o ídolo vascaíno aceitou ser contratado por um salario mínimo (sim, fora prêmios por metas). Juninho já havia feito seu “pé de meia” após passagem pelo Lyon, onde é considerado o maior ídolo do clube francês, e pelos Emirados Arábes, onde ficou um pouco fora das noticias esportivas mas com certeza no mínimo ajudou o seu financeiro. Ou seja o “reizinho” não teve de viver de cestas básicas.

Caso parecido é o do atacante Kleber Pereira que em 2011 resolveu voltar as origens e atuar pelo Moto Club, que devido a problemas financeiros havia inclusive fechado para o futebol em 2010. Em um gesto extremante altruísta o atacante resolveu jogar pelo clube maranhense de graça. Gesto bonito? Claro! No entanto Kleber Pereira havia acabado de voltar de um contrato no Internacional onde em 6 meses recebendo um salário de 200 mil reais, não marcou sequer 5 gols.

Não venho aqui dizer quem está certo, claro que amor a um clube é algo fantástico e bonito ,mas garantir o futuro para alguns que dificilmente tem uma boa ocupação após o termino da carreira não é algo errado. Jogar sem receber ou por um salário mínimo é um grande gesto. Mas antes de idolatrar os que o fazem, pensem naqueles que pagam para em um dia da semana tirar uma folga e simplesmente jogar futebol. Para mim esse é o verdadeiro amor ao esporte bretão.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Nacionalismo e Patriotismo

Quem precisa de Beatles se no Brasil temos Molejo?Barcelona?Nós temos o Tupi.Museu do Louvre para quem tem o Museu Mariano Procopio(do qual está em reformas a 3 anos).
Para você que se acha patriotista por simplesmente na epóca da Copa colocar a camisa amarela,torcer(quando não goleia reclamar) e fazer um churrasco regado a cerveja,afinal a AMBEV não é brasileira?E quando a seleção perde você diz eu não torci mesmo,isso ai é a SeleNike,timeco do Ricardo Teixeira,ninguem ai vale nada ta todo mundo ai por dinheiro.Idolo da seleção?Ronaldo,Romário,Pelé,Garrincha.
Ainda falando do nosso amado esporte você já ouviu falar em Amarildo?Se não antes de comemorar o Hexa deveria pensar no Bi.Em 1962 com Pelé machucado em quase todo o campeonato o Brasil chegou a final,passando por um time espanhol que contava com Puskas e Di Stefano.Amarildo foi o principal jogador daquela seleção,e hoje você sabe por onde ele anda?Nem eu.Mas quando o Lucio vai a imprensa e da uma declaração exaltando a camisa da seleção você como eu vê uma esperança.Mas e se o Brasil perder para o Equador?Ninguem presta?Neymar pipoqueiro?
No Brasil sim,a Alemanha em 2006 ficou com o terceiro lugar,com uma vitória sobre Portugal (que fez a sua segunda melhor campanha em copas e foi festejado ao voltar ao seu país),mas a Alemanha não,a Tri campeã foi festejada após um terceiro lugar,em uma eliminação na prorrogação para a Itália.
Você já ouviu falar no fantástico tunel sub aquatico que liga a França a Inglaterra?Se você acha fantastico deveria pensar em algo que temos aqui,bem mais perto.Claro que já ouviu falar no pré sal.Mas já analisou o que esta sendo feito ali?Para extrair o petroleo os canos tem de passar por um camada quilométrica de sal,a uma pressão inimaginavel,alem de não deixar o gás natural vazar no mar.E com tecnologia brasileira NÓS fazemos isso.
Claro que você pode não gostar da corrupção que temos aqui,ter orgulho de Calypso e Rebolation não é fácil!Mas a cada medalha de ouro,mais de 200 países ficaram para trás.Então faça o favor de ver o jogo contra o Equador de outro jeito.Mas se perder #foraneymar.

sábado, 27 de novembro de 2010

Fim do Casseta & Planeta

Fiquei sabendo hoje que no dia 21/12 o Casseta & Planeta, ira acabar, uma noticia que não me abalou significativamente, porem sim os seus comentarios:Olhe a falta que vai fazer para mim...Nenhuma/Agora so falta acabar a turma do Didi e o Zorra Total! Isto me indignou profundamente pelo fato da tamanha ingratidão do povo brasileiro,estes comentários provavelmente proferidos por fãs dos "atuais" Pânico e CQC são na verdade uma tamanha falta de respeito ao programa que "abriu as portas" para o humor no Brasil,na década de 90 quando era uma novidade e de fato o conteúdo era muito melhor jamais estes comentários seriam ditos,e sim haveria uma tamanha comoção nacional como haveria hoje pelo CQC.
Gostaria de deixar explicito que eu sequer assisto o programa e que em partes estou feliz,por isso representar queda da mandataria brasileira, tendo o fechamento de um de seus mais tradicionais programas,porem eu tambem gostaria de dizer que eu farei questão de assistir o ultimo programa do qual devera haver uma homenagem a Bussunda, uma prova de gratidão diferente do que o povo brasileiro fez...